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  • 05/05/2025

21 dicas para aumentar as vendas no Dia das Mães




21 dicas para aumentar as vendas no Dia das Mães

Se você não traçou estratégias para lucrar no Dia das Mães ou fez isso e não engrenou com resultados positivos, uma boa notícia: os especialistas dizem que ainda dá tempo para aproveitar a data.

Ainda bem, porque o potencial da celebração não é pouca coisa. O Dia das Mães é a segunda principal data para o varejo, atrás apenas do Natal. A FecomercioSP projeta um crescimento de 5,4% em maio deste ano, em comparação a maio de 2024. O estado de São Paulo vem de uma crescente acelerada, com aumento das vendas de 9,3% no ano passado, em relação a 2023. Esse incremento foi sustentado por uma conjuntura favorável, com desemprego baixo e inflação caindo.

Tradicionalmente, o brasileiro faz questão de comemorar a data. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revelaram que, em 2024, 78% dos consumidores comprariam ao menos um presente no período, gerando uma expectativa de movimentar por volta de R$ 40,21 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

Para Enio Pinto, gerente de relacionamento com cliente do Sebrae, o Dia das Mães é sinônimo de aumento nas vendas e de visibilidade para o negócio. “A data impulsiona o faturamento e atrai novos clientes. Para muitos empreendedores, representa uma parcela significativa da receita anual, essencial para manter o negócio saudável e próspero. Além disso, é uma oportunidade de fortalecer o relacionamento com os clientes, fidelizando-os e construindo uma imagem positiva da marca”, acredita.

Comércio de produtos e serviços ganham como um todo. Mas há alguns segmentos que têm maior chance de se destacar nesse período por oferecer presentes com forte apelo emocional: “Joias, moda e acessórios, itens ligados à beleza e aos cuidados pessoais, flores, eletrodomésticos e experiências [massagens, passeios, ida a restaurantes, ingressos para shows...] são alguns exemplos que se aliam ao propósito da data, que é agradar e demonstrar afeto”, explica Juliano Martins, diretor de marketing e professor associado da Fundação Dom Cabral (FDC).

O Dia das Mães está logo aí. O ideal, de acordo com Eduardo Curado, gerente de Soluções do Sebrae, é começar a divulgar as ações e promoções para o Dia das Mães com pelo menos um mês de antecedência para falar com os clientes que estão planejando suas compras.

Para quem não fez isso ou fez e ainda não teve bons resultados, o especialista recomenda reforçar suas campanhas, principalmente nas redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp, investindo na sua base de clientes e também buscando parcerias. “Todo negócio deveria ter bons parceiros – aqueles que trabalham com serviços e produtos complementares ao seu”, diz. “Incluir influenciadores na comunicação também pode ajudar a alcançar um público que ainda não atingiu e alavancar vendas num curto prazo”, acredita.

Estratégias para implementar já

Os especialistas consultados para esta matéria dão várias sugestões para aumentar vendas e aproveitar o Dia das Mães. Veja a seguir 21 dicas:

  • Fique de olho nas tendências do mercado e avalie o que pode aproveitar no seu negócio: “Observe produtos e serviços que viralizam nas redes sociais e que devem ser buscados por quem quer presentear”, sugere Thiago Carvalho, da FecomercioSP.
  • Capriche no visual da loja: decore com motivos temáticos ligados à data, criando um ambiente acolhedor e festivo. Utilize cores, flores e outros elementos para atrair a atenção do cliente e tornar a experiência de compra especial.
  • Crie promoções e descontos especiais: ofereça preços mais atraentes para os produtos e serviços mais procurados nessa data. “Isso incentiva a compra e atrai mais clientes”, ensina Enio Pinto, do Sebrae. Se o que você fez até agora não trouxe o resultado esperado, invista em ações como promoções relâmpago, que criam o senso de urgência com ofertas por tempo limitado ou naquelas que dão ideia de vantagem, como “Compre 1, leve 2”.
  • Monte kits e combos personalizados: crie combinações de produtos e serviços que atendam às diferentes necessidades e orçamentos dos clientes – o que aumenta o valor da compra e facilita a escolha do presente.
  • Kits podem ser classificados por preços – R$ 50, R$ 100, R$ 200... – o que, segundo Carvalho, facilita a escolha do consumidor.
  • Invista em embalagens especiais, que podem ser temáticas e personalizadas para o Dia das Mães. Deixar o embrulho mais especial aumenta a visibilidade da marca e atrai os olhos do cliente.
  • Ofereça brindes e mimos e surpreenda o consumidor. “Nas compras acima de determinado valor, ele ganha algo. Essa ação gera valor agregado e fideliza a clientela”, afirma Enio Pinto.
  • Crie experiências, como eventos ou workshops. Para Juliano Martins, da FDC, isso pode diferenciar a marca e atrair clientes.
  • Programe campanhas omnichannel (multicanais). Segundo Martins, integrar canais online e offline proporciona uma experiência de compra mais fluida e conveniente.
  • Trabalhe as redes sociais. Elas são um canal importante para apresentar e divulgar produtos e serviços, aumentando a visibilidade da marca e atraindo potenciais consumidores.
  • Busque parcerias – com outras empresas que oferecem serviços e produtos complementares e/ou com influenciadores. Parceiros ampliam o alcance e ajudam a difundir o que você tem a oferecer.
  • Crie anúncios online. “Invista em anúncios pagos nas redes sociais e no Google para alcançar um público maior e segmentado. Isso aumenta a chance de levar sua mensagem e atingir clientes qualificados”, indica Pinto.
  • Disponibilize atendimento diferenciado. Para isso, é fundamental treinar a equipe para oferecer atenção especial, personalizada e eficiente, o que é bom para não apenas garantir a satisfação do cliente, mas também para promover fidelização.
  • Estimule o engajamento. “Promova sorteios e concursos nas redes sociais e na loja física, oferecendo prêmios relacionados ao Dia das Mães. Isso engaja e atrai novos clientes”, diz Pinto.
  • Use a inteligência artificial. Segundo Martins, essa ferramenta é útil para fazer recomendações de presentes, o que pode aumentar as taxas de conversão. Eduardo Curado, do Sebrae, aponta, ainda, que a IA é útil para personalizar as campanhas de comunicação e marketing. “Isso ajuda a melhorar a experiência do cliente e pode ser um diferencial para o negócio”, diz.
  • Recorra ao marketing de conteúdo. “Produzir conteúdo relevante, como um guia de presentes, ajuda a educar e a engajar o público”, recomenda o professor da FDC.
  • Crie e divulgue seu programa de fidelidade. Incentivar compras e recompras por meio de recompensas pode aumentar o valor do cliente a longo prazo.
  • Facilite a vida de quem quer presentear. Disponibilizar diferentes meios de pagamento e um processo de compra simples e intuitivo pode ser decisivo para o cliente fechar um pedido.
  • Dê atenção à logística. Vender é importante. Entregar (bem), idem. Garantir entregas rápidas e confiáveis é essencial, especialmente em compras de última hora.
  • Valorize o pós-venda. Ele é tão significativo quanto a venda em si, e a chave da fidelização. De acordo com Pinto, esse é o momento de demonstrar que se importa com a satisfação do cliente e que está disposto a ajudá-lo, caso tenha dúvidas ou problemas.
  • Reconheça o valor dos dados. Monitorar o comportamento do consumidor, diz Martins, permite ajustes em tempo real nas estratégias de marketing.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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